segunda-feira, 11 de maio de 2009

Alimentação Alternativa


Alimentação alternativa nada mais é do que o aproveitamento integral dos alimentos com a finalidade de enriquecer o cardápio diário, contribuindo para a redução de doenças agravadas pela má nutrição, melhorando a qualidade de vida e evitando o desperdício.

Principais fontes alternativas

Farelo de trigo: É rico em proteína, ferro e vitaminas do complexo B. Pode ser usado para enriquecer mingaus, sopas, bolos, pães e biscoitos.

Cascas e entrecascas de frutas:
Você pode usar cascas de abacaxi, tangerina e entrecascas de melancia, abóbora e maracujá para fazer doces e outras preparações. Sem esquecer, no entanto, que é importante lavar tudo muito bem em água corrente.

Sementes: Podem ser utilizadas sementes de abóbora, girassol e melancia. É indicado torrá-las e podem ser consumidas puras ou misturadas aos alimentos. A semente de abóbora, por exemplo, além de ser rica em ferro e proteínas, pode ser usada no tratamento de verminose.

Resíduo de soja: É rico em proteína vegetal e fibras. Pode ser utilizado em farofas, sopas, bolos, cuscuz e mingaus.

Receitas deliciosas

1) Arroz enriquecido


Cozinhe o arroz normalmente e, durante o cozimento, acrescente uma ou duas colheres de sopa de farelo de trigo.

2) Doce da entrecasca da melancia

Ingredientes:

- 2 xícaras da entrecasca da melancia
- 1 e ½ xícara de açúcar
- ¼ xícara de água
- 6 unidades de cravo

Modo de fazer: retire a casca verde da melancia, utilizando apenas a polpa branca. Corte em cubos e reserve. Faça uma calda com o açúcar, a água e o cravo. Acrescente a entrecasca e deixe cozinhar até apurar.

3) Cuscuz de milho com resíduo de soja


Ingredientes:

- 1 xícara de chá de resíduo de soja
- 2 xícaras de chá de farinha de cuscuz
- Sal a gosto

Modo de fazer: misture todos os ingredientes, colocando água aos poucos até que tudo de transforme em uma massa úmida. Coloque no cuscuzeiro e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário